ARLM
CASTELO BRANCO
Sobre a ARLM Humberto de Alencar Castelo Branco, ou simplesmente, Loja Maçônica Castelo Branco.
Fundada aos 12 dias do mês de setembro do ano de 2024, em comemoração aos 80 anos do GOMAR-MG, a Loja Maçônica Humberto de Alencar Castelo Branco se ergue após o clamor de uma sociedade que deposita na maçonaria a confiança de ajudar a reconstruir um país livre e de bons costumes. Onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade possam prevalecer.
O silêncio de muitos não é o reflexo de todos os maçons.
O que é a
MAÇONARIA?
Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria, é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Os maçons estruturam-se e reúnem-se nas designadas Oficinas, ou como são mais conhecidas Lojas.
O nome “maçonaria” provém do francês maçonnerie, que significa “construção”, “alvenaria”, “pedreira”. O termo maçom provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer “pedreiro”, e do alemão metz, “cortador de pedra”. O termo maçom portanto, é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros, por extensão, “obreiros”
Graus Simbólicos
Aprendiz Maçom
O Aprendiz deve acima de tudo, saber aprender.
É o primeiro contato com o Simbolismo Maçónico. Aprende as funções de cada um no templo e procura o desenvolvimento das virtudes e o combate dos vícios.
Para a maioria dos maçons, este é o mais importante de todos os graus.
Companheiro Maçom
O Grau de Companheiro propicia ao maçon um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos e de desenvolvimento do carácter.
Mestre Maçom
É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos.
Mestre Instalado
O Mestre Instalado não é Grau, porém um título distintivo daquele que legalmente eleito, ou conduzido por linha sucessória, ocupa o veneralato de uma Loja, conhecido como Venerável Mestre, ou o Mestre da Loja conforme o costume cultural ou vertente maçónica (inglesa, ou francesa).
Ser Maçom é vencer a si mesmo
Caso tenha interesse, entre em contato conosco clicando no link abaixo.

Grau 1

Grau 2

Grau 3
Vencer a si mesmo é a maior luta que o Maçom poderá enfrentar.
O Maçom possui uma das mais difíceis batalhas
O Maçom deve estar atento para combater os vícios e a ignorância.