Quem Somos

Fundada aos 12 dias do mês de setembro do ano de 2024, em comemoração aos 80 anos do GOMAR-MG, a Loja Maçônica Humberto de Alencar Castelo Branco se ergue após o clamor de uma sociedade que deposita na maçonaria a confiança de ajudar a reconstruir um país livre e de bons costumes. Onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade possam prevalecer.

O silêncio de muitos não é o reflexo de todos os maçons.

Nosso Timbre

O timbre, da ARLM Humberto de Alencar Castelo Branco, será constituído de:

Dois círculos concêntricos, entre eles estão inscritos o nome da Loja e seu número na metade superior; na metade inferior estão inscritos a jurisdição e a data de fundação; no interior dos dois círculos inscreve-se o símbolo, o qual estará nos registros em todos os documentos expedidos da Loja.

Maçonaria Simbólica

São os primeiros graus que todo maçom precisa cumprir para avançar para os graus filosóficos.

  • Aprendiz Maçom

    O Aprendiz deve acima de tudo, saber aprender.

    É o primeiro contato com o Simbolismo Maçónico. Aprende as funções de cada um no templo e procura o desenvolvimento das virtudes e o combate dos vícios.

    Para a maioria dos maçons, este é o mais importante de todos os graus.

  • Companheiro Maçom

    O Grau de Companheiro propicia ao maçon um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos e de desenvolvimento do carácter.

  • Mestre Maçom

    É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos.

  • Mestre Instalado

    O Mestre Instalado não é Grau, porém um título distintivo daquele que legalmente eleito, ou conduzido por linha sucessória, ocupa o veneralato de uma Loja, conhecido como Venerável Mestre, ou o Mestre da Loja conforme o costume cultural ou vertente maçónica (inglesa, ou francesa).

Ser Maçom é vencer a si mesmo

Caso tenha interesse, entre em contato conosco clicando no link abaixo.

Aperto de mão
1

Grau 1

Aprendiz  Maçom
Aperto de mão
2

Grau 2

Companheiro Maçom
Aperto de mão
3

Grau 3

Mestre Maçom

Vencer a si mesmo é a maior luta que o Maçom poderá enfrentar.

O Maçom possui uma das mais difíceis batalhas

O Maçom deve estar atento para combater os vícios e a  ignorância.